20 de setembro
Este domingo, candidatos à Câmara Municipal do Porto vão, pela primeira vez, ter de se deslocar a Lisboa para fazer um debate sobre o Porto
Após deliberação da ERC, que deixou a decisão sobre a participação nos debates televisivos autárquicos para o critério editorial dos órgãos de comunicação social, o Movimento “Filipe Araújo: Fazer à Porto” foi contactado pela TVI a convidar o candidato para um debate no Porto, no próximo dia 27 de setembro.
Em sentido contrário, a SIC decidiu deixar o independente fora do debate, uma decisão que para o Movimento apenas demonstra a “total alienação da estação de Oeiras perante o que é a realidade do Porto e do país”. Para Filipe Araújo, a SIC demonstra “pouco interesse pela cidade, com a sua direção de informação a viver na sua bolha mediática, longe dos seus telespectadores e das suas reais preocupações”.
Prova disso mesmo, além da exclusão de Filipe Araújo, é o facto de o debate autárquico do Porto se realizar, este domingo, nos estúdios em Oeiras, ou seja, os candidatos da segunda maior cidade do país vão percorrer 600 quilómetros para esclarecer os Portuenses sobre as suas propostas. Esta escolha é sintoma de um centralismo sistémico, que nos leva a concluir que o Porto está, cada vez mais, órfão de uma imprensa forte, próxima e imune a pressões para benefício dos interesses de alguns. “Um Porto livre e independente precisa de jornalismo forte e plural, que não fique refém de interesses económicos ou políticos”, afirma Filipe Araújo.
O único independente à corrida autárquica no Porto sublinha o facto desta decisão de debater o Porto em Lisboa ser inédita, uma vez que, tanto no passado como nos dias de hoje, os restantes órgãos de comunicação social deslocam e reforçam meios para fazer a cobertura jornalística no Porto.
Os Portuenses que assistirem ao debate na SIC vão ter acesso a informação parcial sem contraditório de quem gere o Município do Porto há 12 anos. Assim, o Movimento convida os portuenses a assistir aos debates plurais e democráticos que serão realizados por outros órgãos de comunicação social.
DEBATES AUTÁRQUICOS
26 de setembro, 9h00 – Rádio Observador
26 de setembro, 16h00 – JN/TSF
27 de setembro, 21h00 – TVI/CNN
29 de setembro, 10h00 – Antena 1
30 de setembro, 21h00 – RTP