
3 de setembro
O Ministro das Infraestruturas afirmou, esta terça-feira aos jornalistas, que o “Governo está impedido de resolver a questão porque estamos em processo pré-eleitoral” e acrescenta que o Executivo não quer “condicionar o debate público”, embora considere que o “Governo não está condicionado por eleições autárquicas”.
Perante estas declarações, o candidato do movimento “Filipe Araújo: Fazer à Porto” ao Município do Porto afirma que “se o Governo não está condicionado pelas autárquicas, parece”. O Independente sublinha ainda que a questão do Metrobus nada tem a ver com política: “A pergunta que faço ao Sr. Ministro é se os autocarros já chegaram ou não? Se chegaram, por que é que não estão a circular e como é que explica isso aos Portuenses?”.
Filipe Araújo considera que, ao dizer que está impedido de resolver a questão, “o Ministro das Infraestruturas demite-se das suas funções de tutela da Metro do Porto. O que é que impede o Ministro de atuar?”. Este vazio de tutela, assumido pelo Governante, parece ser aliás uma estratégia que surge devido às ditas eleições autárquicas, contrariando as suas próprias afirmações.
O movimento independente, tal como qualquer cidadão do Porto, quer respostas concretas, sobretudo a uma pergunta em específico: qual é a data do arranque do Metrobus?