2025008_FAraujo_078

Filipe Araújo apresenta candidatos a vereadores, uma equipa sólida, bem preparada e com visão de futuro

8 de julho

Nomes dos candidatos a vereadores foram apresentados na inauguração da sede de campanha do Movimento “Filipe Araújo – Fazer à Porto”

 

Situada na rua Faria de Guimarães, a sede de campanha “Fazer à Porto” abriu portas, esta terça-feira, a todos os portuenses. O espaço, com uma ampla janela virada para a rua, pretende ser o reflexo da candidatura do Movimento independente aos órgãos autárquicos do Porto.

Para o candidato a Presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, “o espaço pretende ser um ponto de encontro para uma caminhada, que vai ouvir os portuenses para apresentar um projeto inclusivo, mobilizador, virado para o futuro e independente, sem amarras ideológicas”. Para isso, o candidato garante que “não ficará fechado na sede” e afirma que “este é um local de partida, bem no centro da cidade, para irmos ao encontro dos portuenses, de todas as idades e em todas as freguesias, para fazermos à Porto”.

 

CANDIDATOS A VEREADORES COM PERFIL DE INOVAÇÃO E OUSADIA

A cerimónia de inauguração da sede ficou também marcada pela apresentação dos candidatos a vereadores.

Para Filipe Araújo, os nomes agora conhecidos espelham, por um lado, percursos profissionais sólidos, com provas dadas e reconhecimento a nível nacional e até internacional, mas também são sinónimo de “inovação, ousadia e criatividade para transformarmos a nossa cidade num Porto que sabe enfrentar os desafios de hoje, com soluções que garantem um futuro sustentável para as gerações mais jovens”. “São gente da cidade, muito habituados a arregaçar as mangas e a Fazer à Porto. Sem andar à volta ou a criar falsos impedimentos, esta é uma equipa com a missão de solucionar problemas com o foco no bem comum e não no seu interesse pessoal ou partidário, atual ou de futuro”, afirma o candidato do Movimento “Fazer à Porto”.

 

Conheça o perfil dos candidatos a vereadores:

 

#2 Cristina Passos

Consultora e membro da Administração da Dynargie internacional. A título voluntário, é Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Porto Solidário – Ninguém pode ficar para trás.

Foi diretora de Recursos e Projetos Especiais da Fundação de Serralves, coordenando diversas áreas, entre as quais o “Serralves em Festa”. Foi Advogada e integrou o Departamento Jurídico do BNU e foi Responsável Jurídica da Metro do Porto.

Licenciada em Direito pela UCP do Porto, especializou-se em Ciências Jurídico-Civilísticas na UC e conta com formação na Harvard Business School e Pós-graduação em Gestão, Direito do Trabalho e Contratação Pública na UCP.

 

#3 Daniel Freitas

Diretor para Neutralidade Carbónica do Porto e responsável pelo Pacto do Porto para o Clima. Atualmente é também docente na Faculdade de Economia do Porto.

Foi adjunto do Vice-Presidente e Vereador com o Pelouro do Ambiente e Transição Climática e com o Pelouro da Inovação e Transição Digital da CM Porto. Foi Presidente da Federação Académica do Porto.

Daniel Freitas é Pós-graduado em Direção de Empresas pela PBS e Mestre em Engenharia Informática e Computação pela FEUP.

 

#4 Teresa Calix

Vice-Diretora da FAUP, onde leciona no Mestrado Integrado em Arquitetura e Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano. Professora Associada, coordena a opção de estudos Dinâmicas e Formas Urbanas do Programa de Doutoramento em Arquitetura. Lidera o grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território na FAUP. Coordena o NEB goes South, uma rede de escolas de Arquitetura.

Licenciada em Arquitetura, Mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano e Doutorada em Arquitetura pela FAUP.

Em 2024, foi distinguida com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro pelo Município do Porto.

 

#5 Miguel Neiva

Empreendedor social, é o criador do ColorADD, sistema universal de identificação de cores para daltónicos utilizado por milhares de pessoas em todo o mundo. Professor convidado em inúmeras instituições de Ensino Superior. Membro do Conselho de Supervisão da Ordem dos Arquitetos.

Miguel Neiva é licenciado em Design de Comunicação pela ESAD Matosinhos e mestre em Design e Marketing pela Universidade do Minho.

Recebeu distinções como o Grau de Oficial da Ordem de Mérito, pelo Presidente da República e a Medalha de Ouro comemorativa do “50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem” pela Presidência da Assembleia da República.

 

#6 Helena Tavares

Advogada, licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto e pós-graduada pela Universidade de Lisboa.

É Administradora Executiva da Porto Ambiente, Empresa Municipal de Ambiente do Porto.

Foi adjunta do Ministro da Economia (2014-2015). Foi adjunta do Presidente da CM Porto e, posteriormente, Chefe do Gabinete até 2021. Fez parte da Direção da Associação Cívica “Porto, o Nosso Movimento”.

 

#7 Patrícia Amado Reis

IT Team Leader de Governance, Risk & Compliance no Continental Solution Center.

Foi Diretora de Auditoria Interna, durante mais de 10 anos, em dois grandes grupos empresariais e trabalhou em consultoria operacional e estratégica na Deloitte Portugal. É mentora, a título voluntário, para modernização de pequenas e médias empresas bem como em programas de liderança e tecnologia para jovens.

Licenciada em Economia, possui formação académica em gestão de risco, liderança, design thinking e fiscalidade.

 

#8 Filipe Gonçalves

Gestor na maior empresa portuguesa de Cibersegurança, é consultor nas áreas de tecnologia e desenvolvimento de equipas comerciais.

Iniciou a carreira na Canon em 1993, exerceu funções de gestão e marketing na Vodafone durante 21 anos. Licenciado em Gestão de Marketing e formação de executivos no programa de direção de empresas pela AESE Business School. Pós-graduado em Gestão de Serviços e Instituições de Saúde no ISAG Executive Academy.

 

#9 Manuel Oliveira Martins

Arquiteto, sócio da Quality, Engenharia e Serviços. Em 2014 foi membro da direção regional da DECO Norte e, mais tarde, eleito Presidente da Assembleia da delegação regional.

Integrou o Conselho Fiscal do CICAP (Tribunal Arbitral de Consumo). Foi segundo-Secretário da Assembleia Geral da AdEPorto.

É certificado como Passive House Designer pelo Passive House Institute.

 

#10 Ana Rita Barros

Cofundadora da associação FOCA – Focus On Critical Actions, integra atualmente a Direção para a Neutralidade Carbónica do Porto, colaborando em projetos como o Pacto do Porto para o Clima. Dedica-se também ao voluntariado com crianças e jovens.

Licenciada em Ciências e Tecnologia do Ambiente e mestre em Engenharia do Ambiente pela Universidade do Porto, com formação complementar em sustentabilidade pela Porto Business School.

É Embaixadora do Pacto Europeu para o Clima e presidiu à Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (2023-2025).

 

#11 Pedro Assunção

Faz parte da equipa do TEDxPorto, desde 2019, com foco na curadoria de oradores nas áreas de ciência, medicina e inovação.

Licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM Porto e mestre em Marketing pela FEP. Foi Presidente da Associação de Estudantes do IPAM Porto e integrou vários órgãos consultivos e pedagógicos, incluindo o Conselho Municipal da Juventude do Porto.

Em 2024, recebeu o Prémio Economia do Porto pela sua dissertação de mestrado sobre City Branding, apresentada na Global Brand Conference em 2025.

 

#12 Isabel Branco Martins

Professora aposentada do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), foi colaboradora convidada da Cátedra UNESCO de Sustentabilidade da Universidade Politécnica da Catalunha.

Licenciada em Engenharia Química e pós-graduada em Engenharia de Processos Químicos pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Tem o mestrado em Tecnologias de Proteção Ambiental pela Universidade do Minho.

Isabel Martins é membro do Conselho Municipal do Ambiente da CMP e vogal da Comissão de Toponímia do Porto. Em regime de substituição e temporariamente foi vereadora no 1.º e 2.º mandatos do atual Presidente da CM Porto.

 

#13 Rui Loza

Foi coordenador da elaboração do processo de candidatura do Centro Histórico do Porto à inclusão na Lista do Património Mundial da UNESCO (1996) e coordenou, em 2008, a equipa que elaborou o Plano de Gestão do Centro Histórico do Porto, Património Mundial.

É um conhecedor e divulgador entusiástico do Porto Património Mundial. Foi Vereador na CM Porto, tendo assumido em 2017 o Pelouro do Urbanismo e a Vice-Presidência do Município.

É arquiteto, urbanista e investigador, com larga experiência em processos de Reabilitação Urbana, Ordenamento do Território e Ambiente. Foi professor de Arquitetura e de Planeamento Regional e Urbano.