2 de julho
Professor Catedrático e antigo Presidente do INESC TEC garante que Filipe Araújo “conhece a cidade como poucos”
O Professor Catedrático da Universidade do Porto foi apresentado, esta segunda-feira, como o mandatário da candidatura do Movimento “Filipe Araújo – Fazer à Porto”. Com um percurso dedicado à ciência e à Universidade, o mandatário é também o coordenador da equipa que está a elaborar o manifesto eleitoral, convites que aceitou “sem qualquer hesitação”. O objetivo passa pela construção de “uma cidade melhor ainda – uma cidade verde, inclusiva, justa, solidária, acolhedora, inovadora, vibrante, feliz”, afirma.
José Manuel Mendonça conheceu Filipe Araújo enquanto aluno da Faculdade de Engenharia do Porto e, desde logo ficou impressionado pela “sua atitude, marcada pela constante entrega ao serviço público, sem nunca se vislumbrar qualquer vaidade ou interesse pessoal”.
O Professor considera ainda que o candidato do Movimento “Filipe Araújo – Fazer à Porto” conhece a cidade como poucos e “não presume tudo saber e, por isso, quer perguntar a quem sabe, a quem conhece, a quem vive a nossa cidade”.
SOBRE JOSÉ MANUEL MENDONÇA
Professor Emérito da Universidade do Porto e investigador sénior do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), instituição que presidiu.
Atualmente, é Diretor Nacional do Programa UT Austin Portugal e Presidente do Painel de Avaliação Independente do Programa Eureka Eurostars. É Fellow do IC2 Institute da Universidade do Texas, Austin, e membro do High-Level Group da Plataforma Tecnológica Europeia
Foi Presidente do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, doutorou-se em Engenharia Eletrotécnica no Imperial College of Science and Technology, Universidade de Londres.